Atendimento ao cliente
(45) 9999-30636 / (45) 99963-2015

Foz do Iguaçu / Puerto Bertoni

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR [+]

Localizado às margens do rio Paraná, Puerto Bertoni foi uma antiga colônia suíça, fundada no final do século XIX por Moisés Santiago Bertoni, acompanhado de sua família e 40 conterrâneos.



Para se chegar ao local, percorre-se de barco o rio Iguaçu, até a sua foz no rio Paraná. A partir daí, segue-se até Puerto Bertoni. Logo na direção da casa onde morava o suíço, hoje Museu Bertoni, existe uma trilha aberta e utilizada pelos colonos da época.

Durante a caminhada, de aproximadamente 30 minutos, pode-se apreciar a magnífica vegetação, constituída por uma variedade de espécies nativas da região e outras trazidas e adaptadas cientificamente por Bertoni, que realizou estudos detalhados sobre a climatologia da região.

Ao chegar à antiga casa, situada bem ao alto, por motivo de precaução devido às enchentes do rio Paraná, contempla-se um belíssimo visual do rio e toda a vegetação ali existente. No local há um riquíssimo acervo cultural, que inclui objetos científicos importados, utilizados por Bertoni em suas pesquisas, além de uma biblioteca, contendo obras escritas e publicadas por ele sobre os mais variados temas. O museu conta ainda com exposição de répteis, insetos e ossadas de animais encontrados na região.

É curioso observar que, apesar do isolamento da colônia, Bertoni mantinha contato com os principais núcleos culturais da época, especificamente da América Latina. Atualmente o museu é mantido pelo Museu de Genebra.


 



Receba nossas ofertas e novidades